terça-feira, 31 de maio de 2011

Mundo comemora nesta quarta-feira o Dia Internacional da Criança

1 de Junho


Dia Internacional da Criança
Dia Internacional da Criança

Ao contrário do que muitos pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde elas ganham presentes, mas sim uma data de reflexão em torno das centenas de petizes que continuam a sofrer de maus-tratos, doenças, fome e discriminações.
Depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida, e as crianças dessas nações viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham.
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, as vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Por esse motivo, em 1946 um grupo de países da Organização das Nações Unidas (ONU) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que foi criado o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Apesar da sua criação, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança, daí que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças do mundo.
Foi assim que o dia foi comemorado no Mundo, pela primeira vez, a 1 de Junho de 1950.  Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a afecto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; protecção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Só nove anos depois, a 20 de Novembro de 1959, os direitos das crianças passaram para o papel e várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança”.
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos, podem fazer com que todas as crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU aprovou também a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (54 artigos), com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos.
Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional.



Eis os dez princípios da “Declaração dos Direitos da Criança:

Princípio 1º 
Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
Princípio 2º 
Todas as crianças têm direito à protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
Princípio 3º 
Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4º 
As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio 5º 
Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
Princípio 6º 
Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O Governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
Princípio 7º 
Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades. E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
Princípio 8º 
Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
Princípio 9º 
Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do Governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas). Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem a sua saúde, educação e desenvolvimento.
Princípio 10º 
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.

Hoje, 31 de maio e o Dia Mundial sem Tabaco


Tabagismo mata cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo; 200 mil no Brasil. A Organização Mundial da Saúde instituiu em 1987 o dia 31 de maio como data para combater o mal.


De acordo com o Ministério da Saúde, o número de fumantes no Brasil, diminuiu nos últimos cinco anos, principalmente entre os homens. Em compensação, dois grupos aumentaram o consumo e preocupam muito os médicos atualmente: as mulheres jovens - que além de fumar tomam anticoncepcionais -, e os adolescentes.
Entre as mulheres em idade fértil a combinação de fumo e contraceptivos aumenta em dez vezes o risco de trombose. 


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Descoberta da Aids completa 30 anos

A Aids, uma doença ainda sem cura, foi descoberta há trinta anos e já provocou 30 milhões de mortes, transformou o mundo, gerou um investimento financeiro exemplar, uma mobilização de larga escala e avanços médicos espetaculares.
Há 30 anos, no dia 5 de junho de 1981, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, descubriu em cinco jovens homossexuais uma estranha pneumonia que até então só afetava pessoas com o sistema imunológico muito debilitado.
Um mês depois, foi diagnosticado um câncer de pele em 26 homossexuais americanos e se começou a falar de "câncer gay".
No ano seguinte, a doença foi batizada com o nome de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Sida, em inglês, Aids.
Em 1983 uma equipe francesa isolou o vírus transmitido pelo sangue, secreções vaginais, leite materno ou sêmen, que ataca o sistema imunológico e expõe o paciente a "infecções oportunistas" como a tuberculose ou a pneumonia.
Nestes 30 anos de Aids e seus milhões de vítimas, também foi uma época de grandes êxitos contra o vírus. Em 1996, com o desenvolvimento dos anti-retrovirais, a doença mortal passou a ser uma enfermidade crônica.
O Fundo Mundial, criado em 2002, já distribuiu 22 bilhões de dólares em subsídios e um "programa de urgência" foi organizado nos Estados Unidos.
"A Aids mudou o mundo; uma novo relação social foi criada entre os países do norte e do sul de maneira que nenhuma outra doença já tinha provocado", destacou Michel Sidibé, diretor da ONUAIDS.
A sua maneira, os doentes participam também na luta e se transformam em "pacientes experts", que relatam aos especialistas sua experiência, definem as necessidades e anotam os efeitos indesejáveis dos tratamentos, segundo Bruno Spira, presidente da associação Aides.
A Aids tem matado menos, no entanto ela não desaparece. Pelo contrário, o número de pessoas infectadas tem aumentado nos últimos anos, exigindo mais pesquisas, mais tratamentos e mais dinheiro.
Por enquanto, apenas uma em cada três pessoas que necessitam de tratamento tem acesso às drogas. Ainda pior é que para cada duas pessoas que iniciam o tratamento, cinco outras pessoas são contaminadas.
Os esforços agora são direcionados para a prevenção com novos métodos: a circuncisão, que segundo pesquisas ainda não conclusivas podem diminuir as chances de contágio; um gel microbicida para as mulheres e o tratamento dos doentes que diminui em mais de 90% as chances de transmissão do vírus.
No entanto, mesmo com trinta anos de pesquisas, e muitos investimentos, ainda não há cura e a Aids está longe de ser vencida.
Sem contar o fato que, segundo o Fundo Mundial, os financiamentos previstos para os próximos anos são claramente inferiores às necessidades.
Além disso, dois terços dos soropositivos no mundo desconhecem a própria doença e disseminam o vírus. Na França, por exemplo, uma pesquisa revelou que 18% dos clientes de bares e saunas gays estão contaminados e 20% destes desconhecem.
Socialmente, a Aids ainda é uma doença pouco comum, e muitos preferem ignorá-la. "Ainda assim, como há 30 anos, é difícil reconhecer uma 'doença vergonhosa', que não quer ser discutida mostrada falada e examinada", diz Bruno Spire, também portador do HIV.
"A Aids foi a maior epidemia do século XX e é a maior do século XXI", afirma por sua vez o professor Jean-François Delfraissy, da Agência de Pesquisa sobre a AIDS.
site: www.yahoo.com.br

PREFEITURA DE CUITÉ CONCLUI A REFORMA DE MAIS UMA ESCOLA

Na quarta-feria passada, dia 25 de maio a Prefeitura Municipal de Cuité concluiu a reforma de mais um educandário, desta vez foi a EMEF Maria das Graças Gomes de Medeiros no sítio Japi de Dentro.

A professora Edna ressaltou a importância da reforma e agradeceu a prefeita Euda Fabiana pela grande obra em sua escola. Ainda de acordo a professora, a comunidade está muito satisfeita e espera a visita da prefeita agradecer pessoalmente.

ANTES.




















DEPOIS.
































sábado, 28 de maio de 2011

SOBRE O CONCURSO "BELEZA BOLSA FAMÍLIA 2011"

O Objetivo desse concurso não é expor a mulher por ser mulher. É divulgar a beleza da mulher beneficiária do bolsa família. Chega de associar a imagem das beneficiárias do bolsa família a um pacote de feijão, carrinhos de feiras de supermercado e com cartões de benefícios empunhados a frente de seu rosto para mostrar que aquela mulher passa fome, necessidade e etc.
A mulher o bolsa família também tem o direito de ser olhada como mulher linda que é, tem que ser mostrado quantas mulheres bonitas se escondem por trás do “Cartão do Bolsa Família”.
Se a “exposição” da imagem de uma mulher do bolsa família publicada em um blog ou em um calendário exaltando a sua beleza não tem relevância pra uns. Tenho certeza que para a mulher que antes tinha sua imagem associada a um kg de feijão para matar a fome e hoje vê sua imagem a associada a beleza feminina, isso tem um pouco de relevância sim.
Qual mulher não quer ser chamada de linda? Qual mulher não se preocupa se saiu bem na foto ou não? Que mulher não se sente feliz ao ser elogiada elegantemente?
A mulher é linda! Seja ela beneficiária do bolsa família ou não. E merece ser vista como tal!

Será que não está na hora de acaba com esse tipo de associação?

11/03/2011 às 09:39
Mudanças no Bolsa Família marca comemoração do Dia Internacional da Mulher
Programa Bolsa Família terá reajuste e homenageia mulher mãe de família
Programa Bolsa Família terá reajuste e homenageia mulher mãe de família
Geórgia Santos

Com a comemoração do Dia Internacional da Mulher - 08 de março - a presidente Dilma Rousseff (PT), em seu programa semanal de rádio, ressalta mudanças no programa Bolsa Família. Com o intuito de aproximar-se do eleitorado feminino, Dilma disse que aumento nos benefícios abriu as comemorações do dia destinado às mulheres. 
Jornal Uberaba.








FOTOS DE DIVULGAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA PELO GOVERNO FEDERAL

É assim que queremos ver nossas beneficiárias? sempre por traz de um cartão amarelo. Porque não tiramos o cartão e deixemos com que elas mostrem que antes de serem beneficiárias ela são mulheres e lindas. Porque ao invés de fotos sempre com cartões na mão, não colocamos a foto delas simplesmente sorrindo? hum?

Que tal algo que exponha a beleza de nossas beneficiárias assim?








AS FOTOS QUE QUEREMOS PARA DIVULGAR NOSSAS BENEFICIÁRIAS SERÃO ASSIM.
QUE ACHAM?

Postagens populares