quarta-feira, 21 de março de 2012

1ª VIGÊNCIA DA SAÚDE NO PBF DE CUITÉ

Cuité já cumpriu mais de 62,68% da 1ª vigência da saúde no programa bolsa família, o índice esperado pelo MDS/MS para o mês de março era de apenas 10% do total de 2401 famílias beneficiárias pelo programa. A meta foi superada em 52,68%, como consta no site do DATASUS.

O relatório consolidado extraído no dia 19 do corrente mês aponta que, dos 12 municípios da IV Região de Saúde, apenas 4 já enviaram informações ao Ministério cumprindo suas metas com as condicionalidades do bolsa família e 2 municípios ainda não realizaram sequer o acesso ao site para impressão dos relatórios. Isso pode ocasionar a perda dos benefícios das famílias, além do corte no repasse dos recursos destinados as municípios para manutenção do programa.



Coordenador Geral do DEMAS esclarece falha na colocação do IDSUS de Cuité



O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país. É importante destacar que, em função da grande diversidade (demográfica, cultural, socioeconômica, geográfica, etc.) dos territórios do nosso país, não seria adequado realizar uma classificação que apenas posicionasse, em ordem crescente ou decrescente, os municípios brasileiros. Assim, para realizar uma avaliação mais justa, a análise comparativa das notas do IDSUS deve ser feita por meio dos Grupos Homogêneos. Apenas dentro deles, por apresentarem características similares entre si, é possível traçar um paralelo comparativo. Por meio desse portal, os resultados da avaliação, que tem como foco o usuário do SUS residente em cada município brasileiro, podem ser visualizados de maneira georreferenciada (na forma de cartogramas dinâmicos do software livre I3GEO) ou ainda em forma de tabelas (com dados disponíveis para downloads). Dessa forma, o IDSUS se coloca como um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que pode subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem, em um compromisso compartilhado, seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros. 
                                            

Fonte: serradecuite.blogspot.com

Postagens populares