quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SAI O 1º RELATÓRIO CONSOLIDADO BOLSA FAMÍLIA NA SAÚDE





 Das 12 cidades da IV Gerencia de Saúde, Cuité se destaca mais uma vez como sendo a  1ª a encaminhar as informações das condiconalidades do bolsa família na saúde ao MS- Ministério da Saúde.


Os dados enviados até o presente momento pelo município de Cuité, corresponde a 8,33% de todas as informações que deverão ser enviadas pelas 12 cidades.
A previsão e que, até o dia 10 maio tenha sido concluído o repasse das informações referente a 1ª Vigência de 2013 ao MS - Ministério da Saúde.

O município de Cuité deverá repassar as informações nutricionais de 2712 famílias.




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Aplicativo ajuda a encontrar animais perdidos

 
Só quem tem, sabe a dor que é perder um bicho de estimação. Não por acaso, é muito comum vermos, espalhados pelas ruas, cartazes ou folhetos com fotos dos bichinhos e até ofertas de recompensa para quem os levar de volta pra casa.
Agora, uma novidade tecnológica promete minimizar o drama desses donos desesperados: o aplicativo Petts usa a geolocalização e a integração com as redes sociais como principais ferramentas, e ainda permite que tanto os donos cadastrem os pets perdidos, como outras pessoas mostrem bichinhos encontrados.
É bem simples: se você perdeu um cachorro, por exemplo, pode cadastrar a localização, características físicas do bichinho e até mesmo uma foto. Se você achou, basta entrar no aplicativo e checar se alguém cadastrou algum animal com os dados ou características físicas iguais ao que encontrou.
 
 
O Petts foi criado por uma empresa pernambucana, a Cappen, para complementar as fotos publicadas nas redes sociais quando algum caso de perda acontecia. “O que fizemos foi criar um aplicativo colaborativo, mas que só vai funcionar com a ajuda das pessoas interessadas”, conta Ricardo Oliveira, responsável pelo planejamento da ferramenta.
A estudante Carolina Maria, dona de um gato chamado Ramón, acredita que o Petts é uma ótima alternativa para os casos de desaparecimento dos animais de estimação. “Fiquei sabendo do aplicativo e me interessei. Gostei da ideia da colaboração na busca dos pets. Já vou baixar para o meu celular porque pode acontecer tanto com o Ramón quanto com outros animais.”
O aplicativo é gratuito e está disponível para iPhone na AppStore ou via internet. Os animais encontrados que não forem localizados por seus donos ficam disponíveis para adoção no próprio aplicativo.

rede de mobilização social.
 

1ª CONSOCIAL - Relatório Final





O resultado final da 1ª Consocial é composto por 80 propostas e diretrizes, sendo pelo menos 10 mais priorizadas de cada eixo temático. Dessa forma, tem-se 40 propostas e diretrizes mais priorizadas em cada eixo (10 de cada) e outras 40 mais priorizadas, pertencentes a quaisquer dos eixos temáticos. Essas 80 propostas e diretrizes são o resultado final da conferência e irão subsidiar a elaboração de um Plano Nacional de Transparência e Controle Social. Essas propostas e diretrizes aprovadas podem ser consultadas no portal da 1ª Consocial, em www.consocial.cgu.gov.br.

O agregado de propostas e diretrizes, apresentado a seguir, é produto da sistematização do resultado final da 1ª Consocial. As 80 propostas e diretrizes aprovadas na Etapa Nacional foram tratadas de forma a facilitar a sua leitura e entendimento e para evitar redundâncias, já que muitas delas tinham cumprimento por meio de uma grande variedade de ações. Dessa forma, buscou-se facilitar a compreensão do conjunto dos temas tratados e permitir uma melhor visualização do resultado da Conferência, além de auxiliar na implementação e no acompanhamento dos desdobramentos da 1ª Consocial.

A disposição em que estão descritas as propostas e diretrizes obedece à priorização que estas tiveram, ou seja, elas estão listadas em ordem de prioridade, da mais para a menos votada, embora todas tenham sido igualmente aprovadas.

Assim, a fim de apresentar as propostas indicando a ideia de priorização, relacionamos as 80 propostas, dividindo-as em  3 blocos, da seguinte maneira:


Bloco
Propostas priorizadas
1
1ª à 10ª proposta
2
11ª à 40ª proposta
3
41ª à 80ª proposta
 
  
BLOCO 1 – PROPOSTAS PRIORIZADAS – 1ª À 10ª

      Financiamento público de campanhas políticas
     Educação fiscal
     Sistema de Controle Interno  
     Orçamento participativo 
     Sistema de Controle Interno  
     Sigilo fiscal e bancário   
     Maior rigor no combate à corrupção   
     Maior rigor no combate à corrupção   
     Prevenção da corrupção 
10ª   Educação fiscal 




   

sábado, 23 de fevereiro de 2013

MORRE EX-VEREADOR DA CIDADE DE NOVA FLORESTA

Faleceu na tarde deste sábado (23), por volta das 17h00, o ex-vereador da cidade de Nova Floresta Absolon Ferreira da Silva, ele tinha 80 anos e estava internado em um hospital de Campina Grande há alguns dias.

foto:  Flavio Fernandes

Absolon foi vereador na década de 70, quando a função ainda não era remunerada, e foi um dos fundadores do PMDB de Nova Floresta. Fiel seguidor do partido sempre comparecia aos eventos da legenda, era amigo de grandes nomes da política paraibana e regional a exemplo do ex-senador José Maranhão (PMDB), do suplente de deputado Oswaldo Venâncio (Bado - PSL) e da prefeita de Cuité Euda Fabiana (PMDB).

O enterro está marcado para as 17h00 deste domingo no cemitério de Nova Floresta.


deolhonocurimatau.blogspot.com
Flávio Fernandes

As 11 áreas mais valorizadas na informática - e seus salários


A crescente informatização das mais diversas atividades transforma a tecnologia da informação – ou TI, no jargão profissional – em uma área cada vez mais relevante economicamente. A expansão levou à especialização e, atualmente, é possível encontrar várias subáreas de TI dedicadas a tarefas específicas – e que demandam profissionais com conhecimentos igualmente aprofundados. Confira a seguir as principais divisões do setor e os respectivos salários médios pagos a novatos e a profissionais que atingem o topo da carreira, segundo levantamento da Catho Online, site que reúne e tabula ofertas de empregos e currículos. Deve-se levar em conta que o valor dos vencimentos varia de acordo com o porte da empresa e sua localização geográfica – companhias do Sudeste costumam pagar mais.

1- Administração de Banco de Dados

É o segmento que cuida de todas as informações eletrônicas armazenadas por uma empresa. No caso de instituições financeiras, por exemplo, esses dados incluem nomes de clientes e até valores de transações monetárias efetuadas por grandes corporações. 
Salário médio para iniciante: 2.400 reais 
Salário médio no topo da carreira: 8.200 reais

2- Administração de Redes

É o setor que mantém a empresa interconectada e também ligada ao resto do mundo. Responsável pelo acesso à rede local e à internet, exige de seus profissionais grande domínio técnico, pois são necessários conhecimentos avançados de software e também hardware. 
Salário médio para iniciante: 1.660 reais 
Salário médio no topo da carreira: 10.000

3- Arquitetura da Informação

É responsável por planejar a estrutura dos mais variados serviços na área de TI. Isso inclui projetar produtos tão diferentes quanto a infraestrutura de um banco de dados e a organização das informações que serão apresentadas por um site. 
Salário médio para iniciante: 2.800 reais 
Salário médio no topo da carreira: 10.500 reais

4- E-Commerce

É uma das divisões mais importantes de TI na atualidade. Envolve o desenvolvimento e manutenção de sistemas de comércio eletrônico, como os utilizados nos grandes sites de varejo, por exemplo. 
Salário médio para iniciante: 2.900 reais 
Salário médio no topo da carreira: 15.000 reais

5- Processamento de Dados

As atividades principais da área são controle do fluxo de informações e criação de programas que realizarão tarefas específicas das empresas. Por natureza, o setor exige do profissional conhecimentos superficiais de diversas áreas. Consequentemente, costuma oferecer salários menores do que os demais segmentos de TI. 
Salário médio para iniciante: 1.300 reais 
Salário médio no topo da carreira: 9.000 reais

6- Programação

Os profissionais da área são responsáveis por transformar códigos compreensíveis apenas por computadores em programas que podem ser utilizados por usuários que não tem qualquer conhecimento técnico. As diversas linguagens de programação existentes – como C, .NET e PHP – abrem as portas para muitas possibilidades de especialização. 
Salário médio para iniciante: 1.600 reais 
Salário médio no topo da carreira: 9.300 reais

7- Qualidade de Software

É o setor responsável por testar e aprovar os programas desenvolvidos por outras equipes e empresas. A tarefa é essencial para garantir a satisfação dos consumidores, que, na prática, lidarão diariamente com os programas. 
Salário médio para iniciante: 1.500 reais 
Salário médio no topo da carreira: 8.500 reais

8- Segurança da Informação

A proteção de dados é uma das vertentes mais importantes da tecnologia, uma vez que é responsável pela prevenção e combate a ataques criminosos. O especialista desse setor ganha destaque em grandes empresas de comércio eletrônico e instituições financeiras, por exemplo. 
Salário médio para iniciante: 2.100 reais 
Salário médio no topo da carreira: 9.000 reais

9- Sistemas

É a área responsável pelo planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos de TI dentro de uma empresa. Seus profissionais também podem atuar como consultores em outras áreas, orientando os demais colaboradores a instalar e utilizar softwares. 
Salário médio para iniciante: 2.000 reais 
Salário médio no topo da carreira: 15.500 reais

10- Suporte Técnico em Informática

Indispensável para qualquer empresa, principalmente para aquelas que não têm a tecnologia como foco de negócios. Os profissionais dessa área devem resolver problemas cotidianos de seus clientes internos, como consertar computadores e garantir acesso de todos aos sistemas de uma determinada empresa. 
Salário médio para iniciante: 1.300 reais 
Salário médio no topo da carreira: 17.000 reais

11- Tecnologia da Informação (subárea)

É o “centro nervoso” de TI – e, por isso, empresta seu nome. A área engloba as divisões de informática, implantação de sistemas da informação, consultoria de sistemas da informação, planejamento, organização e controle administrativo. 
Salário médio para iniciante: 1.800 reais 
Salário médio no topo da carreira: 15.200 reais
Fonte: veja.com











quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ABERTA A 1ª VIGÊNCIA DA SAÚDE DOS BENEFICIÁRIOS DO PBF


Os beneficiários do programa já podem comparecer na secretaria de assistência social, para realizar o acompanhamento nutricional de seus familiares.

Documentos necessários:

Cartão do Bolsa Família ou Comprovante de recadastramento;
Cartão de Vacina das crianças;
Cartão da Gestante. (caso esteja grávida)

Dados de acompanhamento do município:

Total de famílias beneficiárias a serem acompanhadas: 2.712

Total estimado de gestantes beneficiárias:105


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CRAS VOLANTE


Prêmio Culturas Populares 2012


O Prêmio Culturas Populares 2012 está com o edital aberto. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril. O prêmio tem como objetivo selecionar 350 projetos que estejam situados no âmbito da cultura popular.
De acordo com o edital, podem participar da premiação ações que valorizem os mestres, grupos e/ou comunidades que estejam envolvidas em processos culturais, além de projetos que desenvolvam atividades de retomada de práticas populares em processo de esquecimento.
Podem ainda participar projetos que tratam da difusão das expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem, em todas as suas formas e modos próprios como: religião, rituais e festas populares; arte popular; mitos, histórias e outras narrativas orais; transmissão de conhecimentos; medicina popular; alimentação e culinária popular; pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de artesanato e expressão plástica; escritos; danças dramáticas; audiovisual; dentre outros.
O prêmio é uma iniciativa da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC). 

Presidente Dilma anuncia alteração do Bolsa família


A presidenta Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira (19) a extensão da complementação de renda do Bolsa Família para alcançar os últimos 2,5 milhões de beneficiários do programa que ainda permaneciam em situação de extrema pobreza. Assim, o governo federal alcança uma marca histórica: a retirada de 22 milhões de brasileiros da extrema pobreza, do ponto de vista da renda, nos últimos dois anos. 

Com a medida, não existirá mais, no Bolsa Família, nenhuma família com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa. Este é o valor adotado como referência no Plano Brasil Sem Miséria e representa o primeiro passo para que essas famílias possam superar a situação de extrema pobreza, que envolve outras variáveis além da renda. A complementação de renda para esses 2,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família terá investimento de R$ 773 milhões em 2013. O pagamento inicia em março.

O que se entende com a medida é que, famílias com uma renda inferior a R$ 70,00 por pessoa, (soma da renda informada no cadastro com o valor recebido pelo bolsa família) direito ao complemento de superação a pobreza.
Antes o beneficio era concedido a famílias que tivessem em sua composição crianças com idade de 0 a 15 anos. Com a nova medida, o único critério a ser adotado passa ser a renda. 

Postagens populares