sábado, 31 de agosto de 2013

31 de agosto: Dia Internacional da Solidariedade


Mais do que ajudar ao próximo, ser solidário é mostrar cooperação, respeito à natureza, promover a igualdade entre pessoas e povos. Ser solidário é espalhar dignidade, respeito e união. E hoje, 31 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Solidariedade.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - cursos gratuitos

Modalidade EaD - Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.


A EaD, em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

Seque abaixo uma lista de sites onde estão disponíveis vários cursos online totalmente gratuitos:




clique nos links:

SEST SENAT
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
CURSOS IPED
SENAI
SESI

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ATENÇÃO! Municípios poderão perder recursos destinados ao bolsa família


Encerra hoje, o prazo para que os municípios encaminhem as informações escolares do alunos beneficiários do bolsa família referentes aos meses de junho e julho. O não envio das informações poderá acarretar na perda do recurso IGD - Índice de Gestão Descentralizada, dinheiro destinado aos municípios para apoio na gestão no Programa Bolsa Família.

Confira o calendário de acompanhamento das condicionalidades:


GLOBO CENSURA: “MEDICINA CUBANA REVOLUCIONA"


A frase acima e todo o comentário informativo do jornalista Jorge Pontual, correspondente da Globo em Nova York, foram retirados do site do programa Em Pauta, da Globo News; censura bruta; na tevê, foi ao ar, mas só porque ele falava ao vivo; Pontual, ao lado de Eliane Cantanhêde, deu uma aula sobre o assunto; disse que entrevistou pesquisadora americana Julia Silver para o programa Sem Fronteiras; dali extraiu informações que a Globo detestou; sistema de medicina comunitária foi criado por Che Guevara; médicos cubanos livraram 600 mil africanos da cegueira; Organização Mundial de Saúde recomenda modelo cubano para todo o mundo; "agora, os brasileiros vão desfrutar dessa medicina que revoluciona o modelo tradicional"; tudo foi cortado; furo é do site Tijolaço; assista ao video censurado

Caiu a máscara, mais uma vez, da censura explícita existente nas Organizações Globo frente a informações que não combinam com a cartilha ideológica dos irmãos Marinho. Desta vez, um vexame explícito. O jornalista Jorge Pontual, no programa Em Pauta, da Globo News, desta quinta-feira 29, foi chamado a falar, no telão, sobre a chegada dos médicos cubanos ao Brasil. Ao lado dele, na grande tela, estava a também comentarista Eliane Cantanhêde, que em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo disse que os médicos cubanos chegariam ao Brasil em "aviões negreiros!.
A censura foi feita na internet porque Pontual, sem adjetivos, repôs a verdade sobre a medicina e os médicos cubanos.
Ele iniciou dizendo que havia entrevistado a pesquisa americana Julia Silver para o programa que comanda, também na Globo News, o Sem Fronteiras. A partir desta entrevista, Pontual disse o seguinte no Em Pauta:
- Que, após a revolução de 1959, metade dos médicos de Cuba fugiram do país;
- Sobraram apenas 3 mil e 14 professores de Medicina;
- Diante da iminência do ensino de Medicina acabar em Cuba, o revolucionário Ernesto Che Guevara, que era médico, criou e implantou o sistema de saúde comunitária;
- Graças a esse sistema, milhares de novos médicos cubanos voltaram a se formar e puderam, mais tarde, sair pelo mundo em missões humanitárias;
- Num desses momentos, salvaram 600 mil africanos da cegueira;
- Noutro, fizeram um trabalho excepcional após o terremoto do Haiti;
- Atuaram no sentido de fazer, hoje, com que Cuba tenha índices de saúde melhores do que países como os Estados Unidos e muitos da Europa;
- Levaram a Organização Mundial de Saúde a considerar o sistema cubano um modelo a ser seguido por todos os países do mundo;
- A resistência das entidades médicas, explicou Pontual, se deu, em outros países, antes do que está acontecendo no Brasil, porque o sistema cubano é uma verdadeira revolução, com o médico vivendo dentro das comunidades;
- Finalizou Pontual, cravando: "A Medicina de Cuba é um exemplo para o mundo"
Por tudo isso, Pontual teve seu comentário cortado do site do Em Pauta, da Globo News.
Ele disse ter feito a entrevista para o programa que comanda, o Sem Froteiras, previsto para ir ao ar nesta sexta-feira 30, a partir das 23h30, na própria Globo News.
Vai mesmo? .
A descoberta da censura foi feita por um leitor do site O Tijolaço (http://tijolaco.com.br/), que assistiu ao Em Pauta pela tevê e viu o mesmo programa, com a extirpação do comentário de Pontual, na internet.
Para vexame das Organizações Globo, foi possível recuperar o comentário de Jorge Pontual no Em Pauta.
Por volta das 20h30 desta quinta 29, diante da repercussão em tudo negativa da censura, a Globo voltou atrás e postou o comentário de Pontual de volta no site, como se nada tivesse ocorrido. Sem qualquer pedido de desculpas. Mas ai já era tarde. Ao longo das várias horas em que foi cortado, a máscara já havia caído.
Assista:

brasil247.com

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Minicurso DESVENDANDO O BOLSA FAMÍLIA: VAMOS CONVERSAR?

Foi realizado na UFCG/CES durante o VI Festival de Inverno, Minicurso DESVENDANDO O BOLSA FAMÍLIA: VAMOS CONVERSAR?  


O minicurso foi aberto aos alunos da universidade e  idealizado pelas professoras Dra Vanille Pessoa e Dra Poliana Palmeira e teve  participação dos alunos de nutrição. O Gestor do Bolsa Família de Cuité foi convidado para participar, e na oportunidade falou respeito do programa a nível nacional, seus avanços e sua proposta, também deu destaque a importância do mesmo na economia local e regional e de como tem trabalhado no município, apresentando os números e os avanços positivos em Cuité e os projetos que a gestão municipal tem implantado para os seus beneficiários.



Gestor do Bolsa Família de Cuité, o Sr Jefferson Souto Ferreira




Um dos pontos alto do minicurso foram os depoimentos de duas beneficiárias do município, falando a respeito de como o bolsa família mudou suas vidas.

Beneficiária dando seu depoimento


Divisão de grupo para debater os assuntos abordados

Divisão de grupo para debater os assuntos abordados


CUITÉ JÁ ATINGIU 46,75% NA SAÚDE


O município de Cuité cumpriu em menos de 30 dias, 46,75% do total de famílias que devem ser acompanhadas até o mês de dezembro. Das 2.588 famílias a serem acompanhadas, 1.210 já tem suas informações registradas no sistema DATASUS do Ministério da Saúde.
Também foram repassadas as informações de 52 gestantes de um total de 105 estimado pelo MS.



CUITÉ FOI CONTEMPLADA COM PROGRAMA "AMIGO DE VALOR"


CUITÉ FOI A ÚNICA CIDADE DA PARAÍBA CONTEMPLADA COM O PROGRAMA ‘AMIGO DE VALOR’ E UMA DAS 57 DO BRASIL



A cidade de Cuité, Curimataú paraibano, foi a única cidade da Paraíba e uma das 57 do Brasil a ser contemplada com o Programa 'Amigo de Valor', do Banco Santander. A Secretária de Assistência Social do município, Vanderlânea Macêdo, recebeu a informação na noite desta terça-feira (27).

O Programa 'Amigo de Valor' é baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e é um programa que facilita aos clientes, funcionários e fornecedores do Banco Santander e das empresas que fazem parte do grupo o direcionamento de recursos financeiros aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Com estes recursos é possível apoiar iniciativas e prioridades definidas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, para a promoção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios onde as condições de vida e proteção da população infanto-juvenil são mais críticas.

Os objetivos do programa são; promover melhorias no atendimento às crianças e adolescentes de municípios em que os indicadores sociais oficiais sejam críticos, fortalecer os Conselhos e os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e possibilitar a participação cidadã dos funcionários, fornecedores e clientes em ações de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Em onze anos o Programa 'Amigo de Valor' beneficiou mais de 42 mil crianças e adolescentes, 430 iniciativas sociais foram apoiadas e R$ 63,2 milhões foram arrecadados. 

Há alguns meses representantes do Banco Santander estiveram em Cuité para visitar a rede de atendimento a criança e adolescente do município, na oportunidade se reuniram com a Prefeita Euda Fabiana e seus secretários onde foram explicados os requisitos necessários para participar do programa.

Confira a lista dos municípios selecionados no link

Ascom/Cuité

terça-feira, 27 de agosto de 2013

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CUITÉ IRÁ REALIZAR CAPACITAÇÃO COM FUNCIONÁRIOS


SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IRÁ REALIZAR CAPACITAÇÃO SOBRE "O ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE INSERIDO DO NOVO REORDENAMENTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL"



Nos dias 28 e 29 deste mês a secretaria de assistência social do município de cuité realizará uma capacitação com a equipe do SCFV I e II e  com o conselho tutelar. O objetivo desta atividade é trabalhar "O Estatuto da Criança e do Adolescente Inserido no Reordenamento da Política de Assistência Social", baseando-se no entendimento que,  através de analises como esta poderemos fortalecer os serviços voltados á criança e o adolescente,  proporcionando desta forma, a diminuição do estado de vulnerabilidade social  em nosso território municipal. Esta capacitação também tem o papel de contribuir com a construção do plano municipal de política pública para crianças e adolescente, que vem sendo discutida pela equipe de planejamento da secretaria de assistência social.

Programação:

Quarta-Feira (manhã)

Abertura
Dinâmica com avaliação (Vanderlanea Macedo)
Palestra sobre o estatuto da criança e adolescente (Dr. Jailson Filho e Kátia Renata)
Plenária

Tarde

Dinâmica com avaliação (Dra Vanille)
Palestra "Como Controlar seu Tempo” (Jefferson S. Ferreira)
Teatro
Plenária

Quinta-Feira (manhã)

Dinâmica com avaliação (Ana Beatriz)
Palestra sobre o Reordenamento (Nuara Morais)
Plenária

Analisar um caso

MÉDICOS BRASILEIROS ENVERGONHAM O PAÍS

A foto acima diz tudo; um médico cubano negro, que chegou ao Brasil para trabalhar em um dos 701 municípios que não atraíram o interesse de nenhum profissional brasileiro, foi hostilizado e vaiado por jovens médicas brasileiras; com quem a população fica: com quem se sacrifica e vai aos rincões para salvar vidas ou com uma classe que lhe nega apoio?

Em nenhum país do mundo, os médicos cubanos estão sendo tratados como no Brasil. Aqui, são chamados de "escravos" por colunistas da imprensa brasileira (leia mais aqui) e hostilizados por médicos tupiniquins, como se estivessem roubando seus empregos e suas oportunidades. Foi o que aconteceu ontem em Fortaleza, quando o médico cubano negro foi cercado e vaiado por jovens profissionais brasileiras.
Detalhe: os cubanos, assim como os demais profissionais estrangeiros, irão atuar nos 701 municípios que não atraíram o interesse de nenhum médico brasileiro, a despeito da bolsa de R$ 10 mil oferecida pelo governo brasileiro. Ou seja: não estão tirando oportunidades de ninguém. Mas, ainda assim, são hostilizadas por uma classe que, com suas atitudes, destrói a própria imagem. Preocupado com a tensão e com as ameaças dos médicos, o ministro Alexandre Padilha avisou ontem que o "Brasil não vai tolerar a xenofobia" (leia maisaqui).
Ontem, o governo também publicou um decreto limitando a atuação dos profissionais estrangeiros ao âmbito do programa Mais Médicos – mais um sinal de que nenhum médico brasileiro terá seu emprego "roubado" por cubanos, espanhóis, argentinos ou portugueses. Ainda assim, cabe a pergunta. Com quem fica a população: com o negro cubano que vai aos rincões salvar vidas ou com os médicas que decidiram vaiá-lo?
Abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre a carteira provisória dos profissionais estrangeiros:
 
Aline Leal Valcarenghi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal publicou ontem (26) decreto determinando que a carteira provisória dos médicos com diploma estrangeiro que atuarão pelo Mais Médicos deverão trazer mensagem expressa quanto à vedação ao exercício da medicina fora das atividades do programa.
Para atuar no Brasil, médicos formados no exterior precisam fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). No entanto, a medida provisória que cria o Mais Médicos prevê que os profissionais que forem trabalhar por meio do programa não precisarão passar pelo procedimento para atuar no local especificado pelo Ministério da Saúde. Se o médico inscrito quiser atuar em outro local, deverá passar pelo Revalida.
O registro provisório do "médico intercambista" deverá ser solicitado ao Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde o médico atuará. Os conselhos regionais disseram que entrariam na Justiça para terem o direito de não registrar os profissionais que não têm o Revalida. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que esta é uma determinação legal, e portanto, deve ser cumprida.
Segundo o decreto presidencial, a declaração de participação do médico intercambista no Mais Médicos, acompanhada dos documentos especificados, é condição necessária e suficiente para a expedição de registro profissional provisório e da carteira profissional.O registro deverá ser expedido pelo CRM no prazo de 15 dias a partir da apresentação do requerimento pela coordenação do programa.
O decreto publicado hoje prevê ainda que o supervisor e o tutor acadêmico, que acompanharão trabalho dos médicos que atuarão pelo programa, poderão ser representados judicial e extrajudicialmente pela Advocacia-Geral da União, entidade que defende a União.
Os tutores são professores indicados pelas universidades federais que aderiram ao programa. Já os supervisores podem ser profissionais de saúde ou docentes das instituições. De acordo com o Ministério da Educação, que determina o processo de supervisão, haverá um tutor para cada dez supervisores, e um supervisor para no máximo dez médicos. Os supervisores deverão fazer visitas periódicas aos médicos, no mínimo uma por mês.

fonte: brasil247

PREFEITURA DO RIO GRANDE DO NORTE ABRE CONCURSO

A Prefeitura de João Câmara, estado do Rio Grande do Norte, anuncia abertura de concurso público para admissão de servidores em 12 postos atualmente vagos.
São oferecidas 3 vagas para o cargo de Procurador Municipal, função que exige nível superior em direito; e 9 vagas para cargo de Agente Comunitário de Saúde, que exige nível médio completo além de residir na área onde pretende atuar. O salário será de R$ 2.000,00 para o cargo de Procurador e de R$ 678,00 para Agente de Saúde.
As inscrições abrem no dia 2 de setembro e se encerram dia 2 de outubro de 2013, devendo ser feitas pela internet, através do site www.conpass.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 49,00 para função de Agente Comunitário de Saúde e de R$ 69,00 para Procurador Municipal.
As provas escritas serão realizadas no dia 03 de novembro de 2013, em horário ainda a ser definido. O local será divulgado através de cartão de inscrição e por edital publicado nos quadros de avisos da prefeitura e no site www.conpass.com.br. Será desclassificado o candidato que não obtiver média igual ou superior a 5,0 na prova escrita. Todas as questões terão o mesmo peso.
Os gabaritos das provas serão afixados no quadro de aviso da prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 04 de novembro de 2013.
Os candidatos aprovados, dentro do número de vagas ofertadas, serão chamados a assumir os seus cargos na Prefeitura, dentro do prazo de validade do concurso, que é de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cadastro Único já garantiu mais de 1,2 milhão de isenções de taxas em concursos

Só em 2012, foram concedidas 577 mil isenções em certames do Poder Executivo Federal. Direito ao benefício é assegurado desde 2008 a pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos
Brasília, 20 – Em menos de cinco anos, mais de 1,2 milhão de isenções da taxa de inscrição em concursos públicos do Poder Executivo Federal foram concedidas a pessoas que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Destas, 577 mil foram em 2012 (veja quadro abaixo). Esse direito é garantido desde 2008 aos candidatos que possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos. 

De acordo com a diretora do Departamento de Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Cláudia Baddini, o benefício da isenção de taxa de concursos amplia o acesso da população de baixa renda a diversas oportunidades e ao desenvolvimento de potencialidades. A diretora destaca que o Plano Brasil Sem Miséria, lançado em junho de 2011, tem utilizado os dados do cadastro também para concessão de outros serviços e benefícios do governo federal além do Programa Bolsa Família, como no Programa Minha Casa Minha Vida, na Tarifa Social de Energia Elétrica e no Bolsa Verde, por exemplo. 

“Essa crescente utilização pelos programas parceiros tem contribuído para ampliar a divulgação do Cadastro Único e incentivado a sua permanente atualização por parte dos seus usuários”, ressalta Cláudia Baddini. Segundo a diretora, a expectativa é de que o número de isenções para candidatos de baixa renda continue a crescer nos próximos anos.

Para ter a isenção do pagamento da taxa, os candidatos devem fazer a solicitação diretamente à instituição organizadora do concurso, conforme prazos e regras previstas em edital. Para a primeira solicitação de isenção de taxa, o candidato deve estar, no mínimo, há 45 dias no Cadastro Único. 
Depois da solicitação, a banca organizadora consulta o MDS para verificar as informações do candidato. Qualquer dado diferente pode causar o indeferimento do pedido do candidato. O resultado do pedido de isenção de taxa de inscrição pode ser consultado conforme o edital ou por meio do Sistema de Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos (SISTAC), na área de consulta de candidatos selecionados.

Ano
Candidatos isentos
2008
9.624
2009
26.525
2010
105.658
2011
215.571
2012
577.178
2013 (até julho)
285.943
Total
1.220.499
Ascom/MDS

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SIBEC INDISPONÍVEL POR TEMPO INDETERMINADO

  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
BOLSA FAMÍLIA INFORMA 
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania – Senarc                                      19 de agosto de 2013

COMUNICADO

Indisponibilidade do SIBEC 
O SIBEC (Sistema de Benefícios ao Cidadão) encontra-se temporariamente indisponível, em decorrência de problemas de infraestrutura tecnológica. A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) está atuando para restabelecer o funcionamento o mais rapidamente possível. Assim que o SIBEC estiver novamente disponível, todos os municípios receberão comunicado de aviso.


PARA MAIS INFORMAÇÕES, acesse o Fale Conosco do PBF ou entre em contato com a Central de Relacionamento da Senarc: 0800 707 2003.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O SEBRAE OFERECE 160 VAGAS DURANTE VI FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE INVERNO


As oficinas são destinadas a empreendedores individuais e demais interessados. Cadas oficina terá o tempo de 3 horas e a inscrição custa R$ 10,00 reais.
Oficina Sei Empreender - 40 vagas
Oficina Sei Planejar - 40 vagas
Oficina Sei Comprar - 40 vagas
Oficina Sei Vender - 40 vagas
Veja aqui os minicursos do VI Festival de Universitário Inverno de Cuité 2013.


INSS AMEAÇA CORTAR 9 MILHÕES DE PENSÕES E APOSENTADORIAS

Nove milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS têm até o começo do mês que vem para fazer o recadastramento nos bancos que pagam benefícios previdenciários. O contingente corre risco de ter o pagamento suspenso por falta de prova de vida feita nas agências bancárias até setembro, prazo determinado pelo Ministério da Previdência.
A validação do cadastro consiste em renovar a senha do cartão nas agências bancárias. Não está nos planos do INSS prorrogar mais uma vez o período de atualização de dados. O recadastramento começou em março do ano passado. Mais de 21 milhões de segurados em todo o país já compareceram às instituições financeiras conveniadas à Previdência Social.
Inicialmente, o processo terminaria em abril e o prazo foi estendido para o mês de setembro. Na última segunda-feira, técnicos do INSS se reuniram com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para discutir ações que agilizem o recadastramento na reta final.

META É DESCOBRIR FRAUDES

O objetivo do INSS com o recadastramento é verificar se há fraudes no recebimento de benefícios previdenciários. Mas o instituto quer evitar que os pagamentos de pensões e aposentadorias sejam suspensos por falta de informação dos beneficiários.
Aposentados, pensionistas e segurados que recebem auxílios são comunicados da necessidade de se recadastrar por meio de notificação do banco (carta ou mensagens nos caixas eletrônicos). A maioria dos beneficiários que ainda não fez a prova de vida é composta por quem recebe em conta corrente.
O recadastramento deve ser feito na agência bancária que paga os benefícios mensais aos segurados e não nos postos do INSS.

Processo começou em 2012

De acordo com a resolução do Ministério da Previdência Social que estipulou o recadastramento, desde o mês março do ano passado, a atualização de dados é feita por intermédio das instituições financeiras que pagam mensalmente os benefícios a aposentados, pensionistas e demais segurados.
A comprovação de vida passou a ser obrigatória para todos os aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio de conta-corrente, poupança ou fazem saques por intermédio de cartões magnéticos em caixas eletrônicos e bancos 24 horas.
Antes, o recadastramento era feito pelo próprio INSS, que usava censos demográficos como base para o levantamento estatístico e valia apenas para quem recebia o dinheiro por conta-benefício. Alguns bancos adotam a leitura das digitais ou da palma da mão do segurado para fazer a prova de vida.

QUEM NÃO PODE IR AO BANCO
PROCURAÇÃO

O aposentado, pensionista ou segurado que não pode comparecer à agência bancária para fazer o recadastramento deve nomear um procurador, que deverá levar à agência do INSS os documentos originais (dele e do segurado).

COMO FAZER

Para nomear o procurador é necessário preencher formulário disponível nas agências do INSS ou no site da Previdência. O procurador e o beneficiário devem assinar o documento.

ATESTADO

O documento assinado deve ser entregue na agência em que o benefício foi concedido, com atestado médico comprovando a dificuldade de locomoção do beneficiário, identidade, CPF e comprovante de residência originais do procurador e do aposentado.

INCAPAZ

Se o segurado não puder ou souber assinar, a procuração deve ser reconhecida em cartório. É possível pedir a visita de um funcionário do cartório, mas isso tem custo.


Por - Max Leone - O Dia Online

GESTANTE DO BOLSA FAMÍLIA ACOMPANHE SUA GRAVIDEZ


APENAS CUITÉ E BARAÚNA ENVIARAM DADOS DA SAÚDE

 Dos 12 municípios do IV Núcleo Regional de Saúde, apenas Cuité e Baraúna deram inicio ao envio de informações do bolsa família na saúde e 5 municípios ainda não abriram sequer o sistema datasus. A vigência teve inicio no dia 01 de agosto. As informações são encaminhadas aos Ministério da Saúde e MDS e são essas informações que garante o repasse financeiro aos municípios conhecido como IGD. recurso destinado para trabalhar ações complementares com as famílias beneficiárias.


RELATÓRIO CONSOLIDADO DO BOLSA FAMÍLIA AQUI

Postagens populares