Essa é a segunda fase de apoio ao programa, informou instituição.
Objetivo é reforçar capacidade de redução da pobreza e desigualdade.
Do G1, em Brasília
O Banco Mundial (Bird) informou nesta sexta-feira (17) que foi aprovado um empréstimo de US$ 200 milhões para a segunda fase do programa de apoio ao Bolsa Família. O programa atinge, segundo a instituição de crédito,12,7 milhões de famílias, ou cerca de 50 milhões de pessoas, e está entre os "mais eficientes programas de proteção social no mundo".
O Bolsa Família faz transferências de renda diretamente às famílias de baixa renda que mantêm seus filhos na escola e sob supervisão médica regular. O Banco Mundial lembra que a primeira fase do programa de apoio do Banco Mundial contou com empréstimo de US$ 572 milhões, aprovado em 2004, que visava ajudar a desenvolver, fortalecer e expandir o programa o principal programa de proteção social do Brasil.
“Desde 2003, o país fez progressos significativos na redução da pobreza, da desigualdade e para melhorar as oportunidades de desenvolvimento de sua população vulnerável”, disse o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop. Esta segunda fase de apoio ao Bolsa Familia, ainda segundo a instituição, busca "reforçar ainda mais a capacidade do Bolsa Família para alcançar os objetivos de redução da pobreza e da desigualdade e promover o uso dos serviços de educação e saúde pela população de baixa renda".
A segunda fase apoiará, segundo o Bird, reformas e adaptações do Programa Bolsa Família para aumentar a sua eficácia na busca de metas como: pelo menos 75% das famílias 20% mais pobres recebendo o benefício; pelo menos 90% das crianças com idade escolar primária de famílias beneficiárias extremamente pobres na escola, e pelo menos 75% das crianças com idade entre 0-6 anos e mulheres grávidas em conformidade com as condicionalidades de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário