terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Presidenta comemora retirada de 19,5 milhões de brasileiros da extrema pobreza


Brasília, 29 – A presidenta Dilma Rousseff comemorou a retirada de 19,5 milhões de brasileiros da extrema pobreza por meio da transferência de renda mensal do Programa Bolsa Família e da Ação Brasil Carinhoso. Em seu discurso, na cerimônia de abertura doEncontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, nessa segunda-feira (28), ela destacou este e outros resultados do Plano Brasil Sem Miséria, como a entrega de 150 mil cisternas em 2012 a famílias do Semiárido. O encontro prossegue até quarta-feira (30) em Brasília. Nesta terça-feira (29), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fará palestra para os gestores municipais. 

Ao destacar os números da Ação Brasil Carinhoso - que complementa a renda de famílias com crianças e adolescentes até 15 anos, beneficiárias do Bolsa Família, com renda inferior a R$ 70 mensais por pessoa -, Dilma ressaltou que a prioridade do governo federal neste ano, dentro do Brasil Carinhoso, é ampliar o acesso a creches para essas famílias. “A creche beneficia não só porque a mãe tem um lugar seguro para deixar o filho, mas também para que a criança seja alfabetizada na idade certa, pois dá estímulos pedagógicos para isso.” 

Para a presidente, o início do mandato dos prefeitos e prefeitas traz outro desafio na área social: encontrar os brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza e ainda não foram incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “Precisamos e podemos avançar na estratégia de busca ativa. Temos de encontrar todos [os extremamente pobres que ainda não estejam no Cadastro Único]. Isso é fundamental para o Brasil.” 

Fonte: mds.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares