quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CHUVAS DE METEOROS QUE SERÃO VISTAS NO BRASIL

Chuvas de meteoros

Frequentemente, a atmosfera terrestre é invadida por meteoroides em velocidades altíssimas. Em chamas, estes fragmentos iluminam o céu e dão origem àschuvas de meteoros. Estes fenômenos têm data certa para acontecer e podem ser observados em noites de tempo bom, preferencialmente longe das luzes das grandes cidades.
Segundo André da Silva, astrônomo do Observatório Dietrich Schiel, da USP São Carlos, a melhor forma de observar as chuvas é após a meia noite e requer apenas um equipamento: os olhos. “Sente-se em uma cadeira reclinada, olhe para cima e fatalmente irá enxergá-las”, explicou.
Quem desejar, pode ainda usar apps como oStellarium. Disponível em iOS Android, ele informará a localização da constelação da qual a chuva virá, facilitando saber para onde direcionar o olhar. Confira e anote na agenda quais são as próximas chuvas de meteoros que você poderá observar do Brasil.

Orionídeas

Esta chuva de meteoros terá seu pico entre os dias 21 e 22 de outubro de 2013 e, de acordo com André, a taxa média de meteoros visíveis pode chegar a até 14 por hora. Seu radiante, isto é, o ponto no céu do qual a chuva de meteoros parece vir, está na constelação de Órion.







Leonídeas

Com radiante na constelação de Leão, esta chuva de meteoros terá seu pico entre os dias 17 e 18 de novembro de 2013 e, em média, poderão ser observados até 10 meteoros por hora.







Geminídeas
O pico desta chuva de meteoros acontecerá entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2013. Seu radiante está na constelação de Gêmeos e a taxa média será de 20 meteoros por hora.








Confira todas as chuvas de meteoros e suas datas AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares